Passo a passo de como organizar uma festa infantil
Que todo mundo adora uma festa infantil não há dúvida. Salgadinhos, docinhos, brincadeiras. Festa infantil é diversão garantida para todos os convidados. Mas o evento pode se tornar traumático para os pais ou responsáveis, se não for bem planejado e organizado com antecedência
Além de fazer a alegria da criança, uma festa infantil é um momento de satisfação para os pais, que vão comemorar mais um ano de vida do pequeno. Por isso, para conseguir aproveitar a festa, curtindo seus convidados e estabelecendo uma lembrança agradável e feliz para todos, é importante se programar para seguir alguns passos primordiais.
Quando começar o processo?
Há quem diga que se deve começar a pensar em uma festa infantil até seis meses antes do aniversário da criança. Para muitos, esse prazo pode soar como um exagero, mas o fato é que não dá para deixar tudo para a última hora.
É fundamental reconhecer quantos dias dentro desse intervalo você vai conseguir se dedicar realmente a essa atividade de organização e, então, estabelecer seus próprios prazos.
Lembre-se: uma festa infantil, assim como outros eventos, é composta por muitos detalhes. Seguindo o nosso passo a passo, você vai conseguir definir qual o melhor prazo para promover sua festa.
Avalie seu orçamento
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que, embora esse o aniversário seja comemorado uma única vez no ano, não dá para comprometer a renda dos outros 11 meses. Planeje quanto você pode e pretende gastar. Estime o preço de todos os itens, desde a decoração, comes, bebes e lembrancinhas. Se a ideia for contratar um buffet infantil, faça o orçamento com antecedência.
Monte a lista de convidados
Definidas suas possibilidades de gastos, chegou a hora de fazer a lista de convidados. O número de pessoas na festa deve ser proporcional ao tamanho do espaço que você tem disponível e se enquadrar no quanto você pode gastar. Em uma festa infantil, crianças de até cinco ou seis anos, costumam estar acompanhadas dos pais. Por isso, é fundamental estar atento a essa conta.
Para além dos números, não se pode deixar de lado os laços da criança. Amiguinhos pelos quais ela tenha grande afeto não podem faltar.
Defina a data e o tema da festa
Depois de definir as proporções do evento, chegou a hora de fechar a data e o tema da festa infantil. Se o aniversário cai em dias de feriados ou em meses de férias, é preciso pensar com cautela na melhor data para a comemoração, considerando possíveis viagens, mas sem deixar o festejo muito longe da data oficial.
No que diz respeito ao tema, quando a festa é para crianças mais novas, essa decisão costuma ficar por conta dos pais e pode ser mais genérica, como fazendinha ou circo. À medida que o aniversariante cresce, é necessário levar em conta seus gostos e preferências.
Apesar da imensa variedade, essa escolha não pode ser deixada para segundo plano, já que ela vai definir muitos dos próximos passos, como a decoração, convites, lembrancinhas e até o cardápio, para o caso de serem feitos doces personalizados.
Providencie a decoração
Com o tema da festa infantil definido, é hora de ir à busca da decoração. A temática deverá aparecer na mesa principal e nos convites.
A depender da escolha e do orçamento, é possível complementar a decoração com docinhos e bolo personalizados. No restante dos itens, as cores principais ajudam a unificar e compor o tema, em todos os detalhes: copos, pratos, forminhas, guardanapos. Se você não tem aptidão para decoração, é importante considerar a contratação de quem entende do assunto.
Nesse passo, deve-se considerar também o aluguel de mesas e cadeiras, caso você não as tenha disponíveis no local onde acontecerá a festa.
Escolha o cardápio
Quem vai a uma festa infantil sempre está de olho nas guloseimas, certo? Certo! Brincadeiras à parte, os comes e bebes devem agradar aos mais diferentes tipos de público, mas principalmente às crianças.
Salgadinhos, pizzas, pipoca, doces são sempre boas pedidas. Também é possível inserir opções mais saudáveis no cardápio, desde que tenham atrativos para a criançada. Uma mistura de frutas bem colorida tende a ser uma ótima saída.
Festa infantil no horário do almoço pede opções de pratos servidos.
Pense nas brincadeiras
Não existe festa infantil sem diversão e brincadeira. Monte um espaço com brinquedos, massinha, lápis de cor e folhas.
Organize jogos e brincadeiras como gincanas, bingo, competição de perguntas. Isso vai garantir que as crianças se divirtam ainda mais!
Faça e distribua os convites
Em tempos de internet, é cada vez mais comum avisar os convidados pelas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.
De qualquer forma, seja online ou físico, o convite deve ser com a temática da festa, contendo informações como: o nome e a idade da criança, a data da festa, seu horário de início e fim (no geral se calculam cinco horas de duração), o local, um telefone ou e-mail para confirmar a presença e um mapa explicando como chegar.
Independente da forma como será distribuído, garanta sua entrega com no máximo 15 dias de antecedência.
Monte as lembrancinhas
Em uma festa infantil, as crianças sempre esperam levar algo para casa. Invista em lembrancinhas úteis, como lápis de escrever, kits de artes, giz de cera, tudo personalizado.
Faça duas ou três lembrancinhas a mais, para o caso de alguma criança chegar com um irmão ou primo.
Fique de olho nos últimos detalhes
Festa infantil sem música não é o ideal. Portanto, garanta caixas de som e uma trilha sonora adequada à idade do público-alvo. Também não se pode esquecer de contar com uma caixa para os presentes.
No mais, garanta ter disponível papel toalha, um kit de limpeza e de primeiros socorros, além de uma roupa extra para o aniversariante.
Garanta os registros
Fotografe e, se possível, faça pequenos vídeos dos melhores momentos para guardar de lembrança para você e para os pequenos. Caso caiba em seu orçamento, vale contratar profissionais de foto e vídeo, para poder ficar a vontade e aproveitar ainda mais a festa, desconectado e atento as alegrias do evento.
Sim, são muitos os detalhes em cada passo da organização de uma festa infantil, mas você pode garantir que tudo saia dentro do prazo e com total tranquilidade, contando com um time de profissionais que cuidarão de tudo, antes e durante o evento.
Texto adaptado de: https://quintaldasaroeiras.com.br/festa/passo-a-passo-de-como-organizar-uma-festa-infantil/