Músicas para o casamento: dicas de como escolher.
Planejamento: quantidade de músicas, estilo e local do casamento
Primordialmente, é necessário definir a quantidade de músicas a ser tocada de acordo com o planejamento da cerimônia. Assim, caso o casamento seja realizado em uma igreja, é necessário verificar se a paróquia permite as músicas escolhidas e o cronograma da cerimônia.
Analogamente também é importante definir que tipo de música combina com o seu casamento. Uma proposta mais clássica, pede uma orquestra, já algo mais descontraído, combina com música de DJ.
Saia do óbvio nas músicas para o casamento
Assim como tudo no casamento, as músicas também devem refletir a personalidade dos noivos. Não se prendam a padrões. Escolham o que toca o coração de vocês e que embalou a história do casal. Não se limitem aos estilos que acham que vai combinar com uma cerimônia de casamento. Com o arranjo e melodia certas, quase qualquer música ficará perfeita.
Contrate profissionais em sintonia com o casal
É importantíssimo encontrar uma orquestra ou DJ que compre as suas ideias e combine com o estilo do casal. Um bom profissional também te ajudará a selecionar as melhores músicas e a adequá-las a cada momento. É importante procurar esses profissionais com antecedência para garantir a data. Uma última orientação: não arrisque no seu casamento. Procure contratar profissionais que vocês já viram tocar ou, pelo menos, que tenham uma indicação de confiança.
Pensando na divisão das músicas por segmento, seguem as dicas:
Músicas para o casamento: entrada dos Padrinhos
Aposte sem medo em temas de filmes, músicas clássicas, populares ou outros estilos. É um dos momentos da cerimônia mais versáteis no quesito música.
Músicas para o casamento: entrada do noivo
A sugestão é lançar mão de algo com um pouco mais de destaque. Embora seja um momento importante, o casamento ainda está começando, então ainda não é o momento de uma música tão grandiosa.
Entrada das damas e pajens
É o momento fofura da cerimônia! Em geral, pede uma música mais descontraída, suave. Temas infantis ou algo que remeta a esse universo é um bom caminho.
Entrada da noiva
Agora é que são elas! A entrada da noiva é aquele momento em que todos os olhares se voltam para a direção dela. Quanto maior for o impacto, melhor. A tradicional marcha nupcial é sempre uma opção, mas existe uma infinidade de músicas que se encaixam para isso.
Músicas para a entrada das alianças
Seguindo o mesmo critério da entrada das daminhas e pajens, invista em músicas suaves, de acordo com quem vai levar as alianças, seja outra daminha, as avós dos noivos ou o cachorro do casal.
Bênção das alianças
Por ser um momento solene, pede algo mais calmo, suave e profundo. Caso contrate uma orquestra, aposte sem medo nos violinos que o resultado será emocionante.
Assinaturas
Seguindo a ideia da bênção das alianças é um momento mais calmo, que pede uma música leve ao fundo.
Cumprimentos
Em um momento onde a emoção rola solta com abraços da família, músicas alegres e românticas são a opção ideal.
Saída dos noivos
Alegria é palavra de ordem nesse momento! Chegou a vez de tocar uma música que empolgue a todos e reflita a felicidade dos noivos.
Acha que acabou? E as músicas para a hora da festa?
- Abra a pista de dança com uma música empolgante, que chame todos para dançar.
- Para a primeira dança do casal, escolha a música que mais representa a história de vocês.
- Entendam que a festa também é para os convidados! Não é porque vocês gostam de um ritmo que deverá tocar só isso no casamento. A chave para uma pista de dança lotada é um setlist eclético.
- Durante toda a fase dos preparativos, deixe bem claro o gosto musical do casal. Um bom DJ entenderá qual será a pegada da festa e fará um bom trabalho. É válido pedir para tocar alguma música que seja muito especial, mas não se prenda na playlist que você tem na cabeça. Confie no profissional que você contratou e curta a festa.