Passo a passo do cerimonial de 15 anos
Recepção e jantar
A debutante utiliza, geralmente, dois ou três vestidos durante a festa, e um deles é dedicado à recepção, que dura de 40 minutos a 1 hora.
Nesse tempo, ela fica na porta recepcionando os convidados e posa para fotografias, para registrar todos os momentos e para receber os presentes (que ficam em uma local separado).
Além disso, a debutante deve indicar o local do livro de assinaturas e pedir a todos que deixem um recado.
É também muito lindo realizar o ensaio prévio, e com as imagens criar um álbum de fotografias, com espaços para assinatura.
Esse é o momento ideal para o serviço de catering/buffet, servir os deliciosos canapés ou entradas frias.
A música que é um elemento muito importante, nessa etapa deve ser mais ambiente, baixa e discreta. Após a recepção, a debutante vai ao salão e chega a hora de servir o prato principal, geralmente um prato quente, que dura em média 1h30m.
Cumprimentos/ Jantar
Alguns convidados podem chegar atrasados, e outros podem ter vergonha de tirar fotografias na hora da recepção.
Esse momento entre a recepção e a valsa é um momento para a debutante aproveitar a festa, mas também para cumprimentar os convidados nas mesas e fazer mais fotografias, principalmente com quem não teve a oportunidade de fazê-las na entrada.
Esse é a hora em que os pratos principais são servidos, por isso é importante que o tempo seja bem pensado para que as fotos saiam bonitas, e os convidados não sejam interrompidos quando estiverem comendo.
Homenagens e valsa de debutante
Esse é o ápice da festa e o momento em que o cerimonial de 15 anos precisa ter um timing perfeito para que nada saia do roteiro da festa.
Discretamente a debutante sai do salão, troca de vestido e se prepara para seu grande momento.
Homenagens
Mas antes da dança, geralmente ocorrem as homenagens e entradas: começa com a debutante chegando no salão exibindo seu maravilhoso vestido, então sua história é contada em uma projeção ou por algum celebrante de 15 anos, que pode ser um cerimonialista ou os pais, geralmente acompanhado de uma trilha sonora que marcou a vida dos pais ou com a música favorita da aniversariante.
Como escolher quem vai narrar as homenagens
Nós só indicamos que a cerimônia seja narrada pelos familiares somente se tiverem feito algum curso e facilidade de oratória.
Caso contrário, pode acabar ficando nada bonito ou ainda sem muito entendimento pelos convidados.
A escolha mais certeira é o celebrante profissional, assim os demais ficam livres para curtir esse momento e se emocionarem.
Em muitas festas amigos, parentes, namorado e pessoas importantes da vida da debutante também fazem uma pequena homenagem, sempre acompanhado de muita emoção.
Esse é o momento em que alguns rituais como a entrega da joia são feitos.
Mas se você dispensar esses rituais no seu roteiro de cerimonial de 15 anos, o próximo passo é a homenagem aos pais e família pela debutante.
De posse do microfone, é hora de segurar a emoção e chamar todos que são especiais para perto e realizar as homenagens, que podem estar seguidas de fotografias, vídeos, poema ou textos feitos especialmente para o momento.
Valsa de 15 anos
Agora sim, é o momento mais esperado: a valsa, que acontece geralmente à meia-noite e dura em média meia hora.
Como é muito esperado por todos, pode ocorrer um pouco de nervosismo, mas calma! Com um cerimonial de 15 anos bem feito, não tem chance de nada dar errado.
A primeira valsa, como manda a tradição, é feita com o pai ou outros familiares que a debutante escolheu como avós e tios, cadetes, um amigo, namorado ou até mesmo um ator/cantor famoso que ela admira.
Esse é o momento de se tornar princesa e ter seu conto de fadas realizado!
A dança dos 15 casais é uma tradição que muitas debutantes seguem, porém hoje em dia é comum também ter 15 amigas que fazem uma coreografia bem ensaiada e especial para o momento.
Muitas contratam um coreógrafo que planeja lindas danças, afinal, vale tudo para ser perfeito!
Balada
Uma festa não está completa sem a balada!
E um roteiro de festa de 15 anos não pode deixar esse momento passar. Não é por que a valsa é o momento mais esperado da noite que os outros aspectos serão esquecidos, não é?
Não esqueça de preparar uma playlist para que a balada fique com a sua cara, a sua playlist deve refletir o seu gosto pessoal, mas você também precisa pensar nos seus convidados e escolher músicas que agradem todos os gostos.
Nesse momento a debutante troca de roupa ou tira a parte de baixo do vestido 2 em 1 (o que tem sido uma tendência nas festas de 15 anos), faz uma entrada triunfal e cai na pista.
A abertura dessa etapa pode ser feita com uma coreografia da debutante e amigas ou uma apresentação diferenciada, com bailarinos contratados, e que estejam trajados conforme o tema do Grande Dia
Independente das suas escolhas, o importante é que seu cerimonial de 15 anos permita criar uma festa incrível e inesquecível para todo mundo, afinal é uma data que merece ser celebrada e lembrada por muito tempo.
Conteudo adaptado de: https://www.buffettulipas.com.br/blog/cerimonial-15-anos/