Quando cortar o cabelo do bebê?
O corte oficial
Para fazer o primeiro corte “oficial” do cabelo do seu bebê, aquele feito por um profissional, o ideal é esperar que o bebê tenha pelo menos três ou quatro meses, pois nessa fase ele já conseguirá manter a cabeça erguida sozinho enquanto você o segura em seu colo. É claro que isso varia de um bebê para outro, enquanto alguns conseguirão deixar a cabeça mais firme no terceiro mês de vida, outros apenas no quarto mês.
No entanto, se os pais conseguirem aguentar a ansiedade e puderem adiar até que o bebê complete cinco ou seis meses, o pescoço da criança já estará ainda mais firme, o que facilitará muito o trabalho do profissional — e será mais confortável para o seu filho.
Corte simples e higiênico
Um corte de cabelo simples e apenas para aparar os fios pode ser feito em qualquer momento, pois nem a sua saúde nem o desenvolvimento da criança serão afetados por isso. Mas não crie expectativas quanto ao resultado desse corte, a não ser que você ou seu parceiro sejam cabeleireiros.
Assim como a pele do bebê, seus fios de cabelo são muito delicados, principalmente nos primeiros meses de vida. Mesmo assim, é possível cortá-los sem riscos. Porém, antes de fazer isso, é preciso prestar atenção em algumas medidas de segurança.
O tipo de cabelo influencia na escolha da data desse corte simples?
O melhor momento para cortar o cabelo do seu bebê depende das características particulares dele. Alguns nascem com muito cabelo e em algumas semanas os fios vão caindo de maneira desigual, podendo formar pequenas falhas em certas áreas da cabeça. Na maioria das vezes, é por causa do atrito entre a cabeça e o travesseiro, mas também pode ser por causa de alterações hormonais. Esse é, geralmente, o momento em que os pais querem cortar o cabelo do seu filho para igualar — o que é bastante compreensível.
Há pais que acreditam que o bebê tem cabelo demais e pretendem cortar o excesso de fios nos meses de muito calor, sendo que alguns até raspam a cabecinha do bebê para que o cabelo não cause incômodos.
Seja qual for o seu motivo para querer cortar, essa escolha é sua e não há impedimento para isso, mas é claro que você deve tomar algumas precauções ao realizar essa tarefa.
Como cortar o cabelo do bebê pela primeira vez?
O medo de machucar o bebê é a principal dúvida dos pais para tomar a decisão de quando cortar os fios de seu neném. Listamos algumas dicas para facilitar na escolha dessa data.
Use tesouras de pontas arredondadas
A melhor dica para esse momento é sempre usar tesouras com pontas arredondadas, mas que tenham um bom fio para evitar que o resultado final fique disforme, e também para diminuir o tempo total do corte, que pode deixar o bebê agitado e ansioso. E nunca use tesouras com pontos de ferrugem.
Posso cortar o cabelo do meu bebê sozinha?
Se a segurança do bebê é o ponto principal, a segunda dica é que a tarefa seja realizada por duas pessoas, nunca sozinha. Uma pessoa vai segurar a cabecinha do bebê e ficar de olho para que ele não faça movimentos bruscos que podem fazer com que se machuque com a tesoura, já a outra pessoa vai cortar o cabelo de fato.
Há algum momento do dia em que seja mais indicado para o corte do cabelo do bebê?
Sim, é claro que não é uma regra, mas o momento bastante propício é logo após terminar o banho do bebê, uma hora em que ele estará bem relaxado, sendo mais difícil que ele se estresse com essa situação tão nova para ele.
A limpeza final é fundamental
Uma última dica importante é limpar a roupa ou no rostinho do bebê para que os fios aparados não entrem nos olhinhos ou espetem a sua pele sensível.