5 dicas para escolher o tema da festa do seu filho
Escolher o tema da festa infantil do seu filho (a) é o primeiro passo para quem quer organizar o evento de aniversário. Ele norteia a escolha do local, o tipo de evento, cores e itens decorativos e, em alguns casos, até o turno da festa. Alguns temas combinam muito mais com a tarde como Festa Fazendinha, Floresta ou Zoológico, enquanto outros são muito mais atrativos visualmente à noite como Malévola, Frozen, Super-Heróis e Princesas.
Mas para a felicidade de alguns, não é uma escolha tão complicada assim. Reunimos cinco dicas que podem ajudar:
Leve em consideração a idade da criança
Assim como os brinquedos e desenhos animados, as temáticas de festas possuem faixa etária. Os pais de primeira viagem ou envolvidos na organização da primeira festinha podem usar como guia a faixa etária dos brinquedos, desenhos animados ou filmes. Normalmente, eles atraem o público para o qual foram criados.
A seleção do tema de acordo com a faixa etária é importante para atrair a atenção tanto do aniversariante como dos seus amigos. Quando a criança entende o tema, conhece o personagem ou mesmo se familiariza com as formas e cores diverte-se bem mais.
Avalie o que anda na moda
Os temas mais requisitados estão sempre em banner de sites de produtos para festas ou na vitrine das lojas. Antecipadamente, vale uma pesquisa para saber o que está em pauta, o que as crianças andam assistindo e curtindo mais para pensar em um tema ‘top mais’.
Considerar os modismos de festas infantis para temas traz vantagens e desvantagem. O ponto positivo é encontrar facilmente material. Se está em pauta as lojas investem pesadamente, o buffet já possui artigos prontos e até a encomenda de docinhos decorados e lembrancinhas.
Contudo, as chances de escolher o mesmo tema usado por um coleguinha de sala da criança, vizinho ou parente é enorme.
Caso seja possível, leve em consideração as preferências do aniversariante
Organizadores de festa costumam denominar o aniversário de um ano como um evento dos pais porque eles escolhem tudo. Desde o tema até as cores, a primeira festa é uma realização do pai e/ou da mãe.
Mas quando o pequeno já pode mostrar suas preferências, negociar uma temática e entrar de comum acordo sobre o seu personagem preferido, é importante levar em consideração sua escolha. Pode ser a realização de um sonho, como o desejo de ser um Super-Herói por um dia ou tirar fotos com totens de seu personagem preferido.
Foque na criatividade
Temas conhecidos são realmente mais fáceis de encontrar material, mas nada como uma boa dose de criatividade para promover um evento único e arrancar elogios dos convidados. Mesmo não tendo material gráfico pronto, há a personalização e a possibilidade de unir materiais de outras festas para criar a sua própria.
Um exemplo pode ser com a festa Monster High. As filhas dos monstros são um enorme sucesso entre a garotada, mas podem receber variantes. Investir em uma festa de bruxas com este tipo de temática é uma ótima ideia, assim como estilo Walking Dead para os mais velhos que até os pais possam curtir. O importante é modificar alguns elementos para criar um evento diferente.
Analise as possibilidades do buffet
Praticidade na era moderna é tudo na vida. As vezes queremos muito um tema diferente, mas envolve uma série de compras de produtos sem uso posterior. Você com certeza possui um amigo ou parente repleto de itens de decoração infantil sem outro uso e que exigiram um alto investimento.
Às vezes a praticidade é a melhor pedida. É muito mais rápido alugar tudo do buffet, garantir uma linda festa a perder semanas tentando unir todos os elementos, incluindo corrida de última hora em diversos locais em busca de complementações.
Texto adaptado de: https://www.buffetsinfantis.com.br/blog/5-dicas-para-escolher-o-tema-da-festa-do-seu-filho